A sorte do gato preto

Suika vivia com os donos em Ofunato, no Japão, quando as águas do tsunami de 11 de Março de 2011 invadiram a costa. Kazuko e o marido Takeo Yamagishi, hoje com 67 anos, sobreviveram – mas do gato nada mais souberam. Ao fim de três meses, acabaram por desistir.

Uma onda de mais de 23 metros, afunilada pela baía de Ofunato, fez caminho por três quilómetros, terra dentro. Mais de 300 pessoas morreram e pelo menos 3.500 das 15 mil casas da cidade foram destruídas. A residência do casal Yamagishi teve a sorte de ficar de pé. 

A 10 de Abril de 2014, um casal descobriu um gato preto numa floresta em Rikuzentakata, a cerca de 15 km de Ofunato. Dócil e com uma coleira, decidiram levá-lo ao veterinário de Ofunato, na esperança que alguém o reclamasse. Passaram-se dias até um funcionário do centro finalmente fotografar o felídeo para divulgar a imagem no jornal local: reparou então que a coleira tinha um nome já muito apagado – Yamagishi. Ao lado, um número de telefone.

A 9 de Maio, Suika, de 12 anos, e os donos reencontraram-se. Sobre estes mais de três anos de errância felina, nada sabem – apenas que alguém estimou o animal. O gato preto tinha um guizo preso à coleira.

ana.c.camara@sol.pt