Fátima: Quase 21 toneladas de cera queimadas em menos de 24 horas

Quase 21 toneladas de cera foram queimadas no tocheiro do Santuário de Fátima em menos de 24 horas, entre domingo à noite e segunda-feira à tarde, dia em que começou a peregrinação internacional aniversária, revelou fonte da instituição.

"Das 22h00 do dia 11 até às 18h00 do dia 12, foram queimadas 20,8 toneladas de cera", disse a mesma fonte.

Durante todo o dia de segunda-feira, as filas de pessoas junto ao tocheiro, ao lado da Capelinha das Aparições, foram frequentes.

O administrador do Santuário de Fátima, padre Cristiano Saraiva, referiu à agência Lusa que esta "é uma tradição já de longa data que continua a estar enraizada na religiosidade popular".

Para o sacerdote, o entendimento do santuário é de que a vela "é uma identificação com Cristo, luz do mundo, e, ao mesmo tempo, é a colocação junto de Nossa Senhora – e é esse o sentido dos peregrinos – que simboliza a sua presença".

"Ao mesmo tempo, invocam a protecção de Nossa Senhora para a sua dimensão cristã, para as dificuldades da sua vida", adiantou o administrador do santuário.

Segundo Cristiano Saraiva, "há pessoas que não podem vir e pedem a outras que, em sua vez, possam acender uma vela a Nossa Senhora", acrescentando: "No fundo, as pessoas revêem-se na sua presença naquela vela, naquela chama que apresentam diante de Nossa Senhora".

No dia 12 de Maio de 2013, cerca de 18 toneladas de cera – velas e, também, artigos que reproduzem parte e órgãos do corpo humano – foram derretidas no tocheiro do recinto. O número foi semelhante ao verificado em 2012, quando foram derretidas 19 toneladas.

Lusa/SOL