Gastronomia: Rota das Estrelas ruma a norte em Junho

Depois do Algarve Chefs Week (23 a 30 de Maio), eis que a constelação Michelin vai novamente para estrada para se apresentar a partir de 5 de Junho no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. Entre os nomes confirmados contam-se Dieter Koschina (do Vila Joya) e Erlantz Gorostiza (do MB, em Tenerife)

A próxima paragem desta quarta edição da Rota da Estrelas é já nos dias 5, 6 e 7 de Junho no The Yeatman, com Ricardo Costa como chefe anfitrião.

A primeira noite é dedicada ao tema À Mesa com os Chefes, sendo que só neste jantar participam cinco estrelas Michelin – Michel van der Kroft (do T Nonnetje, Harderwijk), Miguel Vieira (do Costes, Budapeste ), José Antonio Campoviejo (do El Corral del Indianu, Asturias), Jordi Esteve (do Nectari, Barcelona) e Benoit Sînthon (do Il Galo d'Oro, Funchal) – que, para além de confeccionarem um extenso menu de degustação, vão sentar-se à mesa com os convivas – e ao lado de produtores de vinho nacionais – para uma verdadeira harmonização enogastronómica.

O evento prossegue no dia seguinte com uma Kitchen Party, onde os comensais têm a oportunidade de participar num show cooking ao vivo, num ambiente descontraído e provar iguarias que vão da pastelaria reinventada à cozinha japonesa de fusão.

Já a noite de encerramento conta com a participação apenas de chefes galardoados com duas Estrelas Michelin: Dieter Koschina (do Vila Joya, em Albufeira, eleito como um dos melhores 50 restaurantes do mundo, ocupando o lugar 22.º) e Erlantz Gorostiza (do MB, em Tenerife), estando ainda por revelar outros nomes que vão cozinhar neste ‘grande finale’. O preço dos jantares varia entre os 95 e os 200 euros, com vinho, e têm início sempre às 19h30 com um cocktail.

A Rota da Estrela prossegue nos dias 19 a 20  de Setembro no restaurante Feitoria (Altis Belém Hotel, Lisboa), liderado pelo chefe João Rodrigues. Em Outubro segue para o Largo do Paço, na Casa da Calçada,  em Amarante, do chefe Vitor Matos; para a Forlateza do Guincho, do chefe Vincent Farges; e para o L’and Vineyards do chefe Miguel Laffan. Finalmente em Novembro, as estrelas juntam-se todas a sul para mais uma edição do Internacional Gourmet Festival, no Vila Joya.

patricia.sintra@sol.pt