Turquia: 200 mortos confirmados em explosão de mina

Já foram contabilizados 205 mortos e mais 200 mineiros continuam presos depois da explosão de uma mina de carvão, esta terça-feira na Turquia. 

Turquia: 200 mortos confirmados em explosão de mina

363 pessoas foram salvas,  75 das quais estavam feridas, e as equipas de emergências estão a trabalhar em contra- relógio para libertar os mineiros ainda encurralados  – alguns encontram-se a cerca de 420 metros de profundidade. 

Segundo o ministro da Energia turco, Taner Yildiz, 787 pessoas estavam na mina em Soma, a cerca de 250 quilómetros a sul de Istambul, quando se deu a explosão, seguida de um incêndio. “Quanto às operações de salvamento, posso dizer que as nossas esperanças estão a diminuir”, acrescentou Yildiz.

Suspeita-se que um curto circuito esteja na origem do acidente, que ocorreu quando se estava a preparar a troca de turnos – uma das razões para o elevado número de trabalhadores no interior da mina. 18 horas depois da explosão, o fogo ainda não tinha sido controlado e grande parte das mortes deve-se a intoxicação por monóxido de carbono, adiantou o ministro. 

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou três dias de luto nacional e está a planear uma visita a Soma. O pior acidente mineiro na Turquia foi em 1992 quando uma explosão de gás matou 263 pessoas, perto do porto de Zonguldak.

Centenas de familiares e amigos dos mineiros passaram a noite perto da mina, à espera de notícias.

Veja aqui a fotogaleria

AP/SOL