Andam a comprar os seus likes no Facebook sem você saber

Fez like na página egípcia do McDonalds no Facebook? Não? Verifique de novo.

Como o site português Shifter reparou, a página egípcia do McDonalds no Facebook terá andado a comprar likes (gostos). Desde o início da semana, e segundo dados do Social Bakers, o número de fãs desta página saltou de menos de dois milhões para mais de 16 milhões, e não para de crescer.

Até aqui, nada de novo. A compra de falso fãs no Facebook é um fenómeno conhecido e muito criticado por utilizadores e marcas.

A novidade está no facto de muitos dos supostos fãs do McDonalds egípcio dizerem que nunca fizeram like na página. E é com surpresa que vários utilizadores portugueses têm descoberto que são afinal fãs de uma cadeia de restaurante num país que nunca visitaram (clique para fazer o teste e confira quantos amigos seus 'gostam' da página).

Para já, desconhece-se qual o truque empregue pelos gestores daquela página. Mas uma das pistas mais fortes está no crescente número de sites que ‘obrigam’ os utilizadores a fazerem like para ler um conteúdo. Nesses casos, o like pode ir para uma marca que pagou ao site para ‘pescar’ novos fãs.

No Facebook, as perguntas não param de crescer. Nem os números de fãs portugueses do McDonalds egípcio.

SOL