Imprensa espanhola diz que BBVA vai sair de Portugal

O jornal espanhol El Pais avança hoje que o Banco Bilbao e Vizcaya Argentaria (BBVA) vai sair de Portugal na sequência de três anos de prejuízos que somaram 133 milhões de euros até Setembro passado.

De acordo com o jornal, que cita fontes próximas do processo, o banco está à procura de um comprador para o negócio em Portugal, onde está presente há 23 anos.

A decisão, refere o jornal, foi tomada devido à falta de rentabilidade do negócio em Portugal e vai afectar 83 balcões.

A saída do BBVA de Portugal coincide com a do banco britânico Barclays, que anunciou, na semana passada, ter deixado de considerar a operação em Portugal estratégica.

O BBVA chegou a Portugal em 1991, ainda como BBV, tendo depois crescido ao comprar unidades de bancos estrangeiros que queriam vender filiais.

Em 2002, comprou as unidades do Argentaria, que levou depois a uma fusão das duas entidades, e do Crédit Lyonnais, Midas, além da divisão de crédito ao consumo do Banco Efisa.

Nas últimas contas apresentadas pelo banco espanhol, o BBVA já mostrou uma redução da presença em Portugal, onde chegou a ter 150 balcões. Em 2012, esse número foi reduzido para 87 e, actualmente, situa-se nos 83. 

A unidade de Portugal, que está incluída na de Espanha, representa 0,91% dos activos totais e inclui quatro negócios: a banca generalista, uma unidade de fundos de pensões, uma outra unidade dedicada a fundos de investimento — onde se inclui o BBVA Leasing, que constituiu o negócio pioneiro do banco em Portugal — e uma unidade de financiamento imobiliário.

Lusa/SOL