Localizada origem de fuga de água radioactiva em reactor de Fukushima

O operador da central nuclear de Fukushima conseguiu localizar a fissura que permite a fuga de água contaminada do reactor 3, o que figura como um avanço na sua luta para conter derrames de líquido radioactivo da unidade.

Depois de instalar uma câmara de vídeo na chamada sala de válvulas de isolamento de vapor — contígua à vasilha de contenção do reactor -, os técnicos da Tokyo Electric Power (TEPCO) conseguiram detectar a fuga na junta de uma conduta de água, detalha hoje a imprensa local.

A operadora da central de Fukushima vai avaliar agora a quantidade de água filtrada nesta conduta, de forma a impedir o seu derrame. 

Esse tubo penetra na vasilha de contenção, a qual contém água no seu interior devido à contínua injecção de líquido refrigerante para manter a unidade a uma temperatura segura.

A TEPCO decidiu colocar a câmara no reactor 3, cujo acesso ao interior é interdito devido aos elevados níveis de radiação, depois de ter detectado, em Janeiro, uma fuga contínua de água

Solucionar o problema da fuga de água radioactiva é um dos principais requisitos para que os trabalhadores da central possam começar a levar a cabo o desmantelamento dos três reactores que ficaram danificados na sequência do sismo seguido de tsunami de 11 de Março de 2011, uma operação que se prevê que irá levar três a quatro décadas até ser concluída.

O acidente nuclear de Fukushima Daiichi foi o mais grave desde o de Chernobil (Ucrânia) em 1986. 

Lusa/SOL