Narendra Modi vence maratona eleitoral da Índia

A contagem final dos mais de 550 milhões de votos só deve terminar nas próximas horas, mas os nacionalistas hindus já cantam vitória após cinco semanas de maratona eleitoral na Índia. Narendra Modi, ex-governador da província de Gujarat, será o próximo primeiro-ministro da Índia, afastando o Partido do Congresso Nacional Indiano, que governou 49 dos…

Narendra Modi vence maratona eleitoral da Índia

“Contaremos com todos para liderar o país”, proclamou Narendra Modi num comício em Vadodara, a cidade de Gujarat onde foi eleito o próximo primeiro-ministro, em que prometeu “desenvolvimento para todos”. 

De origens humildes, Modi beneficiou com o contraste face ao selo dinástico colado à imagem do seu principal rival, Rahul Gandi. “Os resultados do Congresso foram muito maus. Temos muito em que pensar”, referiu Rahul ao lado da mãe Sonia Ghandi, viúva do ex-primeiro-ministro Rajiv Gandhi, assassinado em 1991.

O Partido do Povo (BJP) regressa ao poder 10 anos depois da última passagem, liderado por uma figura carismática que chegou a estar proibido de viajar para os Estados Unidos. As dúvidas prendem-se com o seu passado de nacionalista hindu, iniciado aos oito anos com a entrada para o grupo paramilitar Rashtriya Swayamsevak Sangh (Associação de Voluntários Nacionais).

Os seus críticos dizem ter sido a razão que o levou a não agir perante o massacre de mais de um milhar de muçulmanos em Gujarat em 2002, um ano depois de chegar ao poder na região. Ilibado pelos tribunais de qualquer tipo de responsabilidade na onda de violência gerada por um ataque de extremistas muçulmanos a um comboio com peregrinos hindus, Modi nunca deixou de estar ligado à inexistente actuação da polícia. 

Os EUA retiraram-lhe o visto de entrada no país, enquanto num relatório enviado para Londres, o então alto comissário britânico na Índia considerava que a onda de violência recebera “o apoio do governo local”, concluindo que “a reconciliação entre hindus e muçulmanos será impossível enquanto o ministro-chefe (Modi) estiver no poder”.

Modi abandonou o radicalismo quando abraçou a ambição de chegar à política nacional. E os resultados apresentados em Gujarat ajudaram-no a chegar ao topo da política indiana. Na costa Ocidental da Índia, Gujarat triplicou o tamanho da sua economia desde que Modi chegou ao poder. Com apenas 5% da população total do país, o estado representa já 25% das exportações indianas e 16% da produção industrial, graças à capacidade revelada para atrair investidores.

nuno.e.lima@sol.pt