Esplanadas para todos

Segundo um estudo divulgado recentemente (sim, hoje em dia fazem-se estudos para tudo…), Portugal é o país da Europa com mais óculos de sol comprados per capita. O que é facilmente explicável pela luminosidade que o caracteriza, cartão-de-visita sempre realçado nos mais diversos guias turísticos.

Antes de ir viver para fora não percebia bem o que era este fenómeno tão falado da dita ‘luminosidade’. Para mim tudo parecia normal. Mas, de facto, depois de tempos passados no Rio de Janeiro e em Maputo, cidades com temperaturas mais altas que Lisboa e climas bem mais tropicais, fez-se ‘luz’ na minha cabeça.

É, de facto, uma realidade que, mesmo menos quente, Lisboa tem dias mais compridos que a maioria das outras cidades e que a claridade é bastante mais demarcada e notória. Essa é uma das razões para termos hoje em dia cada vez mais esplanadas e espaços de qualidade ao ar livre e eventos super diversificados. 

Gosto especialmente do À Margem, em Belém, com vista sobre o rio Tejo, decoração minimalista, boas saladas e sumos naturais. Mas também gosto do glamour do rooftop do Bairro Alto Hotel onde se pode degustar um bom vinho com vista sobre a Baixa.

Num cenário mais alternativo, gosto do Lost In, no Príncipe Real, com decoração aconchegante e chás deliciosos, e do Park, no parque de estacionamento a meio da Calçada do Combro, com boa cidra e música com uma mistura de influências que vão desde o jazz ao soulfull.

E da esplanada Flagrante Delitro, na Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique, onde o atendimento simpático e a inspiração do escritor fazem a diferença, mas também dos inúmeros bares de praia espalhados pela Linha ou pela Costa, onde o Masstige e a sua sangria continuam a ser referência.

Se há não muito tempo a oferta era fraca, hoje em dia em cada esquina existe uma esplanada bem arranjada e com ofertas interessantes, sobretudo viradas para a alimentação saudável à base de saladas e frutas. Ganham os turistas que nos visitam e a cidade cada vez mais bonita e interessante! Os 18 mil que esta semana nos visitaram nos paquetes não vinham seguramente enganados…

Sugestões :

l Clube : 
Castle Club (Ayia Napa, Chipre)

l Músicas : 
– A Little Further (Original Mix) – Extrawelt & Dominik Eulberg

– Satisfy (Tiger Stripes Remix) – Pleasurekraft