Dia dos Museus: Visitas, concertos, ateliês e encenações em todo o país

Cerca de 450 iniciativas gratuitas, numa centena de museus e palácios em todo o país, vão decorrer hoje, Dia Internacional dos Museus, com visitas orientadas a exposições, concertos, ateliês e encenações.

Dia dos Museus: Visitas, concertos, ateliês e encenações em todo o país

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra anualmente a 18 de Maio, vai destacar este ano o potencial destes espaços para criar ligações entre visitantes, gerações e culturas.   

"Museus: as colecções criam conexões" é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês) para as comemorações desta data, que a entidade instituiu em 1997, com o objectivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

Em Portugal, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade que tutela os museus, palácios e monumentos nacionais, organiza centenas de actividades em parceria com outras entidades municipais e privadas para assinalar a data.

Os museus e palácios da DGPC estarão abertos gratuitamente durante todo o dia. Nos monumentos tutelados pela DGPC, haverá acesso gratuito às actividades específicas do Dia Internacional dos Museus.

O programa completo está disponível no sítio online www.patrimoniocultural.pt

Lusa/SOL