Marinho Pinto homenageado pela Ordem dos Advogados

Marinho Pinto recebeu hoje, em Évora, a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados. O também candidato às eleições europeias (pelo MPT) mostrou-se emocionado com a homenagem, inserida nas comemorações nacionais do Dia do Advogado e que incluiu a exibição de um pequeno filme sobre o seu percurso e mandato como bastonário.

Marinho Pinto homenageado pela Ordem dos Advogados

No seu discurso, Marinho Pinto invocou a imagem de Jesus Cristo, julgado e executado de forma sumária, para caracterizar a situação actual da Justiça. Foi igualmente muito crítico sobre as medidas de austeridade deste Governo, em particular dos cortes nas pensões.

No final, falando aos jornalistas sobre a sua candidatura, disse que, se for eleito eurodeputado pelo MPT, irá lutar para “reconstituir a Europa dos cidadãos”. “A Europa que nos prometeram não é esta Europa do dinheiro e dos interesses”, afirmou, em declarações veiculadas pela agência Lusa. 

Sobre a homenagem que a Ordem lhe fez, disse tratar-se de "uma homenagem injusta", pois é "ainda demasiado novo", mas que está obviamente "honrado e responsabilizado" com tal distinção. "Tenho ainda muito para dar à advocacia e à Justiça portuguesa", salientou.

As comemorações do Dia do Advogado, que decorrerem este ano em Évora, incluíram a entrega de medalhas a 25 advogados com 50 anos de exercício da profissão – entre os quais José Lebre de Freitas e Medina Carreira.

paula.azevedo@sol.pt