SMS permitirá saber o local exacto de voto

Uma das principais novidades que o Ministério da Administração Interna vai apresentar na quinta-feira a propósito do processo eleitoral é a possibilidade de através do envio de um sms para o número 3838 os eleitores poderem ficar a saber não apenas a freguesia onde votam, como sucedeu já nas últimas eleições autárquicas, mas o local…

Esta novidade decorre de um protocolo assinado com a Associação Nacional de Municípios e cobre 96% do território nacional, adiantou ao SOL fonte do Ministério. Para o efeito, os eleitores têm de enviar um sms para o número 3838 com a seguinte formulação: RE (espaço) número do cartão de cidadão (espaço) ano, mês e dia de nascimento.

Nestas eleições vai decorrer ainda um projecto piloto, assinado entre o MAI e as câmaras de Braga e de Sintra, que permitirá a essas duas autarquias inserirem directamente os resultados numa plataforma online, sem a informação passar pelo call-center.

Finalmente, nestas eleições a responsabilidade pelo escrutínio provisório passa do Ministério da Justiça para o Ministério da Administração Interna.