Viriato Soromenho-Marques olha a Europa em queda

“Portugal na Queda da Europa” é o novo livro de Viriato Soromenho-Marques que, com o selo da Temas e Debates, acaba de chegar às livrarias. Em vésperas de eleições europeias, o professor da Faculdade de Letras olha para o programa da troika e o seu crédito de emergência, bem como a actual crise mundial, europeia e…

E Viriato Soromenho-Marques não deixa de notar que «a crise em que Portugal se encontra mergulhado, traduzida nos efeitos devastadores de uma política de austeridade sem quartel, faz parte de uma crise mundial mais vasta, que tem na Europa um epicentro particularmente delicado».

Apontando o dedo aos dirigentes europeus, que declara incapazes de transmitir qualquer esperança, não deixa, no entanto, de tecer duras críticas ao povo europeu. «Que ninguém atire a primeira pedra. A mediocridade dos dirigentes políticos é o preço que se paga pela persistente preguiça cívica dos cidadãos», escreve em introdução ao livro. «A apatia e o desinteresse, que são uma das doenças letais da democracia na Europa, ajudaram à tempestade perfeita da crise europeia. Uma Europa sem liderança, na altura em que ela mais necessária seria». 

Mas mesmo quando tudo parece colapsar, e embora o autor admita que um desenlace trágico do futuro europeu pareça mais provável do que uma solução positiva, não deixa de apresentar hipóteses, e soluções, para um futuro possível. E com esperança. «Nesta encruzilhada histórica, que justifica o passado e condiciona todo o futuro, talvez tenhamos de apelar ao milagre, sobre o qual este livro se debruça, a força poderosa que, por seu turno, nos convoca para a tarefa da sua própria realização». 

Embora esteja já disponível nas livrarias, "Portugal na Queda da Europa" tem o seu lançamento a 2 de Junho, às 18h30, na Sala Almada Negreiros, do CCB, em Lisboa, com apresentação de Adriano Moreira.  

rita.s.freire@sol.pt