O pai do Banana vem a Lisboa

O norte-americano Jeff Kinney, autor da série juvenil ilustrada Diário de um Banana, estará no dia 15 de Junho na Feira do Livro de Lisboa para encontrar os fãs.

Greg Heffley, um miúdo de 12 anos razoavelmente desastrado, empacotado entre um irmão mais velho e um mais novo, é o protagonista dos vários ‘Diary of a Wimpy Kid’ e é assumidamente uma versão adolescente e de cartoon do autor.

A série deu imensa popularidade a Jeff Kinney, cuja carreira começou como designer de jogos num website para crianças. A série, com 11 títulos, foi editada em mais de 40 países e totaliza, segundo a editora que a distribui em Portugal, a Booksmile, mais de 115 milhões de exemplares vendidos. 540 mil chegaram às mãos de jovens leitores portugueses.

Em 2013, Kinney foi considerado pela Forbes o sexto autor mais bem sucedido no mundo , tendo auferido cerca de 24 milhões de dólares e cada novo título permanece durante semanas no top de vendas do New York Times.

Numa entrevista a este jornal norte-americano, Kinney, nascido em 1971, sustenta que um dia porá fim à série: “Todos os bons cartoonistas sabem quando parar. Há algo de sinistro num homem de 60 anos que escreve livros sobre a perspectiva de um miúdo de 12”.

Até lá, não se sabe quantos mais diários e derivações Kinney irá lançar.

telma.miguel@sol.pt