Sociedade

Madeira tem a maior obra pública do país

A canalização da Ribeira da Serra de Água é, actualmente, a maior obra pública em curso em Portugal. A obra, orçada em 59,4 milhões de euros, dá emprego a mais de 200 trabalhadores, o que é um antídoto contra o desemprego que grassa na Madeira, que tem mais de 22 mil desempregados.
 

A obra integra o plano de recuperação das infra-estruturas públicas afectadas pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010. Consiste na regularização e canalização da ribeira da Ribeira Brava, através da construção de muros de betão ciclópico, entre a Serra de Água e a Meia Légua, incluindo a execução de travessões ao longo do percurso. 

Estão também a ser executadas algumas passagens pedonais superiores e prolongadas as canalizações laterais existentes até à linha de água principal.

A construção está a cargo de um consórcio de três empresas: AFA, Zagope e Soares da Costa. A obra, a cargo da Vice-presidência do Governo Regional, foi das últimas a ir para o terreno. O atraso deveu-se ao facto da Lei de Meios impedir o desvio de verbas de uma obra para outra. O tecto máximo de investimento de 150 milhões de euros anuais, imposto pelo Plano de Ajustamento assinado pela Madeira a 27 de Janeiro de 2012, também determinou o atraso.

Coincidência ou não, ao que tudo indica, “a maior obra que se está a fazer em Portugal” deverá ficar concluída no próximo Verão. Ou seja, ainda antes do Executivo de Alberto João Jardim terminar o seu mandato.

emanuel.silva@sol.pt