BE acusa Governo de promover ‘McEmpregos’ com ‘McSalários’

A primeira candidata do BE às europeias, Marisa Matias, criticou hoje o Governo por, em vez de promover emprego qualificado, estar a criar “’McEmpregos’ com ‘McSalários’”.

BE acusa Governo de promover ‘McEmpregos’ com ‘McSalários’

Marisa Matias falava aos jornalistas no final de uma visita ao Centro de formação profissional no Seixal, onde reiterou que o desemprego é o principal problema que Portugal e a União Europeia enfrentam. 

"Ainda ontem vimos um secretário de Estado a assinar um protocolo com a ‘McDonald's’ para criar 600 postos de trabalho e o governo que fala em não querer baixar empregos é aquele que em vez de promover emprego qualificado, está a criar ‘McEmpregos’ com ‘McSalários’", acusou. 

A cabeça de lista do BE às europeias refere que ao "contrário do que o Governo tem dito, de que não queria uma política de baixos salários, queria promover o emprego, que estávamos em retoma económica e no milagre económico" o que encontrou no centro de formação é "um exemplo daquilo que está a acontecer".

"Cada vez mais formandos, cada vez mais desemprego em Portugal", concretizou.

É por causa dos 26 milhões de desempregados na união europeia e mais 500 mil desempregados em Portugal desde a entrada da troika que o BE tem "defendido a necessidade de colocar a criação de emprego no centro da política". 

"E para isso é que é preciso libertar recursos, mas que não se continue a expulsar pessoas do país. A emigração tem sido casa vez mais forçada", lamentou.

Para Marisa Matias, o "emprego de futuro tem que ser o emprego que garante que as pessoas possam aqui viver".

"Nós vimos ontem as estatísticas que dizem que uma em cada cinco das pessoas que têm formação superior já deixaram o país. Basicamente está a fazer-se da política de emigração uma espécie de obrigação forçada e não pode ser", criticou.

Lusa/SOL