Conservas e vinho: casamento feliz?

As conservas querem deixar de ser refeições de recurso e por isso juntam-se aos vinhos de Paulo Laureano para um ‘casamento sofisticado’

A Associação Nacional de Conservas e o enólogo Paulo Laureano preparam-se para lançar no mercado, no próximo mês de Julho, uma parceria inédita: combinar vinhos com conservas. Para isso, começaram já a fazer várias provas para saber quais os taninos que ‘casam’ melhor com os produtos enlatados. 

Os últimos testes tiveram lugar no restaurante do L’AND Vineyards, chefiado pela primeira estrela Michelin do Alentejo, Miguel Laffan.  Na mesa de prova apresentaram-se os vinhos Paulo Laureano Bucelas DOC, Espumante Bruto 2007, Alvarinho Paulo Laureano 2013, Paulo Laureano Clássico Branco 2013 (Vidigueira), Paulo Laureano Vinhas Velhas Branco 2013 (Vidigueira), Paulo Laureano Premium Rosé 2013 (Vidigueira) e Paulo Laureano Vinhas Velhas Tinto 2012 (Vidigueira), que acompanharam ovas de sardinha, sardinha em azeite, filete de cavala e atum também azeite. 

As combinações eleitas serão depois colocadas à venda, em embalagens especiais, com garrafas de 250 ml “à proporção da lata de conserva”, realça Sara Costa, responsável pela Loja das Conservas, em Lisboa, onde vai estar à venda esta nova aposta. As garrafas vão por isso ter um rótulo especial exclusivo e uma caixa  adaptada a este ‘casamento’. “Esta harmonização é para mostrar os bons vinhos que temos em Portugal e isto serve também para desmistificar a ideia de que as conservas têm que ser uma refeição de recurso. Com esta nova aposta queremos mostrar que podem ser uma refeição sofisticada se forem acompanhadas por um bom vinho”, realça Sara.

patricia.cintra@sol.pt