Novas espécies para 2014

Uma equipa de taxonomistas revelou os nomes de dez das cerca de 18 mil novas espécies que descobriram em todo o mundo em 2013. A lista, revelada hoje pelo Instituto Internacional para a Exploração de Novas Espécies, apresenta criaturas insólitas e outras mais familiares para o conhecimento comum.

É o caso de um novo mamífero carnívoro, o Olinguito, que habita na densa área de floresta entre a Colômbia e o Equador, uma região andina que, pela altitude e neblina constante, não o revelou ao mundo mais cedo. 

Outras espécies estiveram bem à vista: é o caso de uma árvore de 12 metros de altura que só foi descoberta no ano passado, uma Dracaena kaweesakii, um portento que cresce no meio da selva, na Tailândia e na Birmânia. Muito menores são os camarões-esqueleto, assim chamados porque parecem, à letra, o que o nome quer dizer, camarões que parecem trajados a rigor para uma Festa dos Mortos no México. Na verdade, o seu habitat é um pouco mais a Norte, numa ilha a Sul da Califórnia, nos EUA.

E que dizer, ainda, de um geco que consegue confundir-se com o chão que tem por baixo, num sistema infalível de camuflagem? É um réptil encontrado na Austrália, berço de algumas mais estranhas criaturas do mundo, de resto.
A lista é renovada todos os anos e é possível consultar, em sites como os do WWF (WorldWide Fund for Nature), o balanço entre as espécies ameaçadas ou em risco e as milhares que se ‘descobrem’ e classificam todos os anos. A equipa responsável por estas descobertas anunciou-as, simbolicamente, na véspera da data de nascimento de Lineu (23 de Maio), o cientista sueco responsável pela definição da nomenclatura de todas as espécies, referência que é usada até hoje.  

ricardo.nabais@sol.pt