Vinho tinto faz bem aos dentes

Chegaram mais boas notícias para os apreciadores de um bom copo: Um estudo divulgado pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry, e citado pelo Daily Mail, conclui que o vinho tinto ajuda a proteger os dentes. A investigação mostra que a semente das uvas usadas para produzir esta bebida serve de auxílio no combate ao aparecimento…

Os investigadores afirmam que esta descoberta pode levar ao desenvolvimento de produtos naturais de combate a problemas dentários.

A líder da investigação Maria Victoria Moreno-Arribas, do Concelho Nacional de Investigação espanhol, explica que as doenças dentárias são das mais comuns em todo o mundo – cáries, problemas nas gengivas e perda de dentes afectam entre 60 e 90 por cento da população mundial.

Os problemas surgem quando certos tipos de bactérias se alojam na boca, juntam-se e formam um grupo de microrganismos perigoso e difícil de matar. Esta comunidade de bactérias começa a formar um ácido que destrói os dentes. Lavar os dentes, usar uma boa pasta de dentes e bochechar como deve ser são algun dos métodos que ajudam a desacelerar o crescimento desta praga, mas os efeitos são limitados.

Os investigadores fizeram várias experiências e percebram que o extracto das sementes destas uvas ajudam a ‘acalmar’ o crescimento destas bactérias, o que os levou a concluir que, com esta acção, é possível prevenir o aparecimento de cáries.  

joana.alves@sol.pt