Likes na página da NOS geram polémica

É a mais recente polémica nas redes sociais e atinge a página do Facebook da NOS – a nova marca que resultou da fusão da Zon com a Optimus. 

A página da marca lançada, no dia 16, já tem mais de um milhão de ‘likes’ no Facebook aqui. O problema é que dezenas de utilizadores dizem nunca ter feito um ‘gosto’ na nova página, nem em nenhuma outra página ligada a estas marcas. E acusam a NOS de estar a comprar fãs.

É que a explicação da marca para tão grande número de ‘gostos’ na nova página é que os “seguidores que tinham ‘gosto’ nas antigas páginas Optimus, Zon Life, Zon Futebol, Zon North Canyon, Zon Kids e ZON@fon foram unidos nesta nova página”, lê-se no Facebook. 

O problema é que muitos utilizadores admitem que não tinham “nenhum like nas páginas” referidas e acusam a NOS de manipulação: “Querem likes? Não os comprem, convençam as pessoas a gostar de vocês. Começam muito, muito mal”, lê-se num comentário.

Actualmente, há várias dezenas de sites que oferecem fãs no Facebook aos seus clientes. Não só usam perfis falsos criados para o efeito, mas também vão buscar perfis verdadeiros.

A CompraFans.com, por exemplo, vende pacotes de likes: um pacote de 2.000 fãs pode ser comprado por 54 euros. A empresa garante que “oferece todos os likes necessários, em fotos ou vídeos, em menos de 48 horas”. E garante que os seus fãs são genuínos e “não fãs mortos”.

Ainda recentemente foi noticiado que a McDonald’s no Egipto comprou  ‘likes’ de milhões de utilizadores do Facebook. A página da marca passou de dois milhões para mais de 16 milhões de ‘gostos’ em menos de uma semana.