Caça talentos

É sabido que a grande montra de exposição mediática está, e estará, sempre reservada para as grandes estrelas, seja na música, no futebol, nas artes, na televisão ou em qualquer outra área em que existam holofotes prontos para ‘iluminar’ aqueles que mais se destacam.

Temos tendência para valorizar aqueles que ‘dão a cara’, as primeiras linhas. Uma vez que o mundo é hoje em dia da comunicação e da imagem, estamos habituados a dar nomes ao sucesso esquecendo-nos injustamente de todos os outros que compõem as equipas ou de quem lhes proporciona a primeira oportunidade para brilhar.

Existem pessoas que têm um dom para encontrar novos valores, apetência natural para descobrir as características certas e identificá-las para que possam crescer e sobressair. Embora sempre na sombra dos projectos, e por isso também das câmaras, assumem papel fundamental na carreira de tantos e tantos jovens, fazendo a diferença e proporcionando a oportunidade que, por vezes, escasseia.

É daí que provém, muitas vezes, a frase ‘passou ao lado de uma grande carreira’. Ter a capacidade para ceder o palco a outros, por vezes abdicando o próprio de aparecer está ao alcance de poucos. Não é fácil permitirmos de ânimo leve que alguém, por nossa própria iniciativa, brilhe mais que nós e ocupe um espaço que achamos ser nosso por direito e ad eternum.
Eu, sem ser um caça talentos ou olheiro profissional, e admitindo que por vezes podia ter feito mais por esta ou aquela pessoa, vejo-me hoje em dia cada vez mais atento e desperto para este tipo de situações e tenho, sempre que posso, uma palavra ou um gesto de incentivo para quem está a começar.

Com a globalização, Portugal abriu as suas portas ao mundo e seja através da televisão, da rádio ou do entretenimento, existem por aí alguns ‘Cristianos Ronaldos’ em áreas bem distintas à espera do seu momento. O talento é também uma fonte de rendimento e passível de exportação, bem como um cartão-de-visita para o nosso crescente turismo. 

Sugestões:
Clube: New City Gas (Montreal, Canadá)

Músicas:
-Hey Now (Sasha Remix) – London Grammar
-Forget (Original Mix) – Patrick Topping