PSP autorizada a utilizar drone durante final da Champions

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje que vai utilizar uma aeronave não tripulada equipada com duas câmaras durante a operação policial planeada para a final da Liga dos Campeões, que se realiza este sábado, em Lisboa.

PSP autorizada a utilizar drone durante final da Champions

Num comunicado enviado hoje à noite à Lusa, a Direcção Nacional (DN) da PSP informa que a Comissão Nacional de Protecção de Dados autorizou a utilização do meio aéreo, depois de o ministro da Administração Interna ter solicitado um parecer àquela entidade.

"Foi autorizada a utilização de duas câmaras portáteis que serão operadas por polícias devidamente uniformizados e de duas câmaras colocadas em meio aéreo não tripulado da PSP", refere a nota da Direcção Nacional.

Segundo a polícia, o recurso aos equipamentos de videovigilância (câmaras) tem como finalidade "garantir a protecção de pessoas e bens, a prevenção da prática de crimes, a monitorização das deslocações de veículos e pessoas e a monitorização de adeptos de risco".

As áreas alvo de videovigilância são as Fan Zone/Meeting Points (Praça do Comércio e zona norte do Parque Eduardo VII) e o complexo desportivo do Estádio da Luz.

Também serão monitorizados os locais de parqueamento dos autocarros e dos veículos ligeiros dos adeptos do Real Madrid e do Atlético de Madrid – Parque da Torre Bela, Avenida Condes Carnide, Parque da Pontinha, Parque Tecnológico, Av.ª Cidade de Praga, Av.ª Nações Unidas, Av.ª Infante D. Henrique entre a Rotunda da Praça 25 de Abril e Santa Apolónia em ambos os sentidos, e Av.ª da Índia entre o viaduto de Pedrouços e o viaduto de Alcântara.

Em conferência de imprensa realizada na quinta-feira no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, o intendente Paulo Onofre, responsável operacional, referiu que, caso viesse a ser autorizada a sua utilização, a aeronave não tripulada seria "um bom meio e uma boa ajuda".

A Direcção Nacional da PSP faz ainda um balanço positivo, até agora, da operação policial planeada para a final da Liga dos Campeões.

"Até ao momento não há registo de quaisquer incidentes graves, tudo decorrendo com normalidade e conformidade com planeamento operacional elaborado pela PSP, nomeadamente no que relativo à segurança das equipas participantes – Real Madrid CF e Clube Atlético Madrid, e respectivos adeptos", informa a polícia.

No estádio vão estar 60 mil espectadores. A polícia estima que outros 60 mil adeptos sem bilhete cheguem a Lisboa.

A final da Liga dos Campeões está agendada para as 19:45 de sábado, entre Real Madrid e Atlético Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa, e vai ser arbitrada pelo holandês Bjorn Kuipers.

Lusa/ SOL