O último grande golo de uma final foi o de Zidane? [video]

O golo de Zidane na final da Liga dos Campeões de 2002 contra o Bayer Leverkusen está para a Champions como o de Maradona frente a Argentina no México 1986 está para o Mundo (Mundial). Confuso?

Lembra-se do golo de Maradona com a mão? Não é esse que estamos a falar, apesar de o próprio o ter dito ter sido com a “Mão de Deus”. Esse foi o primeiro golo marcado à Argentina – o segundo apontado é considerado o “golo do século”. Aquele em que, aos 54 minutos de jogo, decide fazer um slalom de 11 segundos fintando Hoddle, Reid, Sansom, Fenwick, Butcher e finalmente Shilton. À parte, e uns degraus abaixo de sua santidade “Diez” Maradona aparece o golo de Zinedine Zidane.

Lembra-se da cabeçada que o francês deu ao italiano Materazzi no final do Mundial da Alemanha, em 2006? Não é disso que estamos a falar. Mas do golo que marcou pelo Real Madrid na final da Liga dos Campeões, há 14 anos, em 2002.

Estamos a falar do Bayer (não Bayern). Na altura era quem mandava (na Alemanha). Contava com talentos como Ballack, Berbatov, Zé Roberto ou Lúcio. Mas a noite de 15 de Maio de 2002 estava feita para ser do Real Madrid. Sim o Real tinha além do francês, Figo, Raúl ou Roberto Carlos.

Foi precisamente do pé esquerdo do brasileiro que a bola veio, cruzamento para a entrada da área. À meia volta, “Zizou” produziu dos mais belos efeitos (ballet?) que se viu num campo de futebol: girou, bateu a bola e esta só parou na baliza de Hans-Jorg Butt. Atrás era a bancada dos adeptos do Real. Ainda hoje se lembram, quase de certeza. Foi o “The ultimate goal” como lhe chama a UEFA? Pelo menos foi a última Champions que os adeptos do Real festejaram…

 

Final da Liga dos Campeões 2002

Hampden Park, Glasgow, 1 de Maio

Bayer Leverkusen-Real Madrid, 1-2

Golos: Lúcio, aos 13’; Raúl, aos 8’, Zidane, aos 45’