Brasil, campeão das probabilidades no Mundial

Depois da morte do polvo Paul, que se tornou famoso por adivinhar os resultados dos jogos do Mundial de 2010 na África do Sul, eis que entram à prova as probabilidades da matemática no Campeonato do Mundo de futebol deste ano. 

Brasil, campeão das probabilidades no Mundial

Um simulador desenvolvido por dois matemáticos brasileiros da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, não favorece as contas para Portugal: há apenas 1% de hipóteses de a selecção nacional se sagrar campeã do mundo. As probabilidades de passar a primeira fase da competição são mais animadoras, na ordem dos 45%, mas daí em diante é sempre a cair até chegar a 1%. 

Vejamos: Se passarem aos oitavos de final, os lusos – que encontram os alemães, os ganeses e os norte-americanos no Grupo G – têm 23% de hipóteses de chegar aos quartos-de-final, mas somente 3% de atingir a final. “O sistema baseia-se nos resultados de cada selecção nos últimos quatro anos. 

Chega-se então a um cálculo que indica qual a força do ataque e da defesa de cada país”, contou à Lusa o professor Moacyr Alvim, que juntamente com o colega Paulo Cezar Carvalho simulou 100 mil campeonatos do mundo, partindo dos mesmos grupos do Mundial do Brasil que arranca a 12 de Junho. 

As contas dos dois matemáticos anunciam que a Alemanha é a que está em melhor posição no Grupo G, com 9,5% de probabilidades de levar a taça. Mas é o Brasil, o país anfitrião, que tem mais hipóteses de se sagrar campeão (28%), seguido da detentora do título, a Espanha (16%), e da Argentina (12%). 

filipa.moroso@sol.pt