TIC: Por cada empresa que fecha nascem três

Por cada empresa que fecha em Portugal nascem três do sector das tecnologias de informação, de acordo com um estudo da Informa D&B, segundo o qual, em 2013, surgiram 1.167 empresas no sector, contra 364 encerramentos.

De acordo com a Radiografia Informa D&B, hoje divulgada, o sector das tecnologias de informação e comunicação (TIC) é "jovem, dinâmico", está "em evolução" e tem "um perfil exportador mais acelerado do que a média do tecido empresarial", segundo destaca a directora geral da Informa D&B, Teresa Cardoso de Menezes, em comunicado.

Em termos anuais, nascem cerca de 900 empresas do sector em Portugal, sendo que de 2012 para 2013, o número de empresas criadas aumentou 12%, mas o número de encerramentos caiu 22%.

Já o número de casos de insolvência aumentou, passando para 72 em 2013, mais quatro do que em 2012.

O estudo mostra ainda que 93,4% das empresas são de pequena dimensão, ou seja, com um volume de negócios até dois milhões de euros, e 53% têm menos de cinco anos.

No entanto, as empresas de grande dimensão, ou seja, as que têm mais de 50 milhões de euros de volume de negócios, são as que mais contribuem para o volume de negócios (67%) do sector das TIC.

Já as pequenas e médias empresas (PME), que têm um volume de negócios inferior a 50 milhões de euros, são as que mais empregam (65%).

No que toca à idade das empresas, metade do volume de negócios é gerado pelas empresas maduras (com 20 ou mais anos) e metade do emprego pelas empresas adultas (entre 6 e 19 anos). 

A idade média das empresas do sector é de 7,4 anos, valor significativamente inferior aos 12,9 anos médios do tecido empresarial. 

Quanto às exportações, a investigação mostra que há duas vezes mais empresas do sector das TIC a exportar do que no tecido empresarial, com 32% contra 16%, respectivamente. 

"Para metade destas TIC que exportam (930), a exportação representa mais de 20% do seu volume de negócios, o que mostra um perfil exportador de um sector jovem e dinâmico", explica o estudo.

As TIC já representam 4,3% das exportadoras do tecido empresarial e são responsáveis por 3,1% das exportações (1.945 milhões de euros). 

Por outro lado, a consultoria e programação informática é a actividade que representa maior número de empresas (64%) nas TIC, seguindo-se o comércio (15%), outros serviços (13%), telecomunicações (6%) e indústria (2,2%). 

A consultoria e programação informática é também a principal actividade empregadora do sector (50%), mas em termos de volume de negócios as telecomunicações lideram, com 49%.

Em Portugal, existem perto de 6 mil empresas do sector das TIC, correspondendo a mais de 66 mil empregados, 2,9% do emprego do tecido empresarial. 

O volume de negócios deste sector, em 2012, foi de 12.804 milhões de euros.

Lusa/SOL