Escritora Maya Angelou morre aos 86 anos

Poetisa, activista e actriz, a norte-americana Maya Angelou morreu esta manhã, aos 86 anos de idade, na sua casa em Winston-Salem, na Carolina do Norte. Desconhece-se ainda a causa da sua morte, mas Helen Brann, sua agente literária, informou que Maya sofria de problemas cardíacos e encontrava-se já muito debilitada. 

I Know Why the Caged Bird Sings, de 1969, foi o seu primeiro livro publicado, um êxito que lhe valeu logo no ano seguinte a nomeação para o Prémio Pulitzer em poesia, e mais tarde o estatuto de uma das escritoras negras mais lidas dos Estados Unidos. Próxima de Martin Luther King, Angelou tornou-se figura de proa na luta pelos direitos humanos do seu país e protagonizou algumas ‘rebeldias’: foi a primeira mulher negra a conduzir um autocarro em São Francisco e tornou-se mãe solteira numa época em que isso não era comum.

Um dos seus poemas mais conhecidos, On the Pulse of Morning, foi recitado na tomada de posse presidencial de Bill Clinton, em 1993, e voltou a sê-lo em 2006, quando Obama assumiu o poder. Recebeu mais de 50 prémios ao longo de uma longa carreira que começou nos anos 50, quando surgiu com o pseudónimo Maya Angelou – Marguerite Ann Johnson era o seu verdadeiro nome. 

filipa.moroso@sol.pt