Diferença entre PS de PSD/CDS-PP é recuperável

O ministro do Emprego considerou hoje que a diferença “de 3,5 pontos percentuais” que separam o PS da coligação PSD/CDS-PP nas eleições europeias é recuperável pelos partidos do Governo nas legislativas.

Diferença entre PS de PSD/CDS-PP é recuperável

Pedro Mota Soares falava aos jornalistas à margem da assinatura do protocolo entre a Microsoft Portugal e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito do programa Activar Portugal, lançado pela tecnológica e os seus parceiros.

Questionado sobre o resultado das eleições europeias, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social destacou o "nível de abstenção", que classificou de "muito preocupante" e que deverá levar toda a classe política a fazer uma reflexão.

Apesar da vitória do PS no sufrágio europeu, "parece-me que o resultado do Partido Socialista não é um resultado para se deitarem foguetes", isto porque "uma diferença de 3,5 pontos percentuais serão certamente uma diferença que está completamente à altura dos partidos do Governo de poderem recuperar para as próximas eleições", afirmou o ministro, que é do CDS-PP.

Em relação a um eventual enfraquecimento do CDS-PP, depois da derrota do Governo de coligação, Pedro Mota Soares escusou-se a fazer comentários.

"Conheço bem sondagens, conheço muitas em que no caso do CDS a margem de erro era superior aos votos que eram atribuídos, se há ciência em que sou bastante imune é a ciência das sondagens", sublinhou o ministro, lembrando que "há relativamente pouco tempo" houve uma sondagem "que dava ao CDS antes das eleições menos de 1%" e "o que o CDS veio a ter é muito diferente".

Em relação às eleições legislativas, o ministro apontou que estas "são daqui a um ano e meio", pelo que "há muito tempo".

Questionado sobre a crise no PS, com António Costa a manifestar-se disponível para liderar, Pedro Mota Soares afirmou: "Como é óbvio, eu não me intrometo na vida política interna dos partidos políticos em Portugal".

ALU // PGF