iPhones invadidos por hacker

Imagine o que é acordar a meio da noite com uma mensagem no seu telemóvel a dizer: “Invadido por Oleg Pliss”. Foi o que aconteceu a vários utilizadores de aparelhos Mac – iPhones, iPads, iPod – na Austrália e Nova Zelândia. 

Esta mensagem foi enviada pelo pirata, durante a noite, a avisar que o telemóvel ou tablet tinha sido invadido e que para o desbloquearem, tinham de comprar um código, fornecido após do pagamento.

Segundo a revista TIME, os aparelhos foram invadidos através uma ‘fraqueza’: a aplicação “Find My iPhone” – utilizado para poder localizar o aparelho -, que está remotamente ligado ao iCloud. A maioria das pessoas que tinham o telefone ou tablet bloqueado com um código conseguiram desbloqueá-lo sem pagar o ‘resgate’, mas os que não tinham não conseguiram aceder ao aparelho.

O serviço de pagamento online PayPal disse ao jornal Sydney Morning Herald que não havia nenhuma conta ligada ao e-mail fornecido pelo hacker e que aqueles que tinham efectuado o pagamento, podiam ser reembolsados. Não se sabe quantos utilizadores foram afectados mas houve várias queixas por parte de australianos e neozelandeses nas redes sociais, em especial no Twitter.

SOL