Explosão de granada fere cinco militares em Santa Margarida

A explosão de uma granada de morteiro provocou hoje três feridos graves e dois feridos ligeiros em dois soldados, dois furriéis e um 1º cabo no campo militar de Santa Margarida, Constância, informou o Exército.

Fonte das relações públicas do Exército disse à agência Lusa que o acidente teve origem num "tiro de morteiro que terá feito cair a granada fora do local previsto", tendo o mesmo resultado em ferimentos em cinco militares, um deles em estado considerado muito grave, dois em estado grave e dois com ferimentos ligeiros.

O rebentamento da granada ocorreu às 11h43, numa sessão de instrução com fogos reais de artilharia integrada no exercício "Eficácia 14", que decorria em área de mato, no perímetro do campo militar.

A mesma fonte acrescentou que os militares foram assistidos de imediato pela equipa médica do Centro de Saúde de Tancos e Santa Margarida que se encontrava no local, tendo os três casos mais graves sido transportados para o Hospital de Abrantes.

A fonte das relações públicas do Exército disse ainda que foram já desencadeadas as diligências necessárias para averiguar as causas do acidente, e assegurou que as famílias dos militares foram informadas da ocorrência.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Constância, com quatro homens e duas viaturas, e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Médio Tejo.

Lusa/SOL