Lili Caneças é a nova rainha do Instagram

Quem é que disse que as redes sociais são só para os mais novos? Pois bem, Lili Caneças veio derrubar o preconceito, sobretudo no seu Instagram. Jorge Jesus e Ricardo Quaresma já apareceram por lá ao lado da “rainha do jet set”.

Com uma conta nesta rede social há cerca de um ano, a socialite de 70 anos começou a publicar fotografias desde que adquiriu um iPhone. “Não estou em mais nenhuma rede social e como gosto muito de fotografias, quando comprei um iPhone comecei a tirar fotos”.

Com mais de  4.700 seguidores, alguns deles fora de Portugal, Lili Caneças publica várias fotografias, pelo menos uma vez por dia – “costumo publicar ou à noite ou de manhã” -, do seu dia-a-dia, de momentos passados com a sua família e outras celebridades. 

“Há muita gente que gosta de me seguir e achei graças tirar fotografias do meu dia-a-dia e de coisas que me acontecem porque tenho uma vida rica em termos de experiências pessoas”, disse.

As selfies também estão muito presentes na conta da socialite mas garante que não aderiu a uma moda: “Toda a gente acha que a moda das selfies nasceu com a Ellen DeGeneres mas a minha primeira fotografia foi uma selfie. Como vivo sozinha, é uma óptima maneira de tirar fotografias”. 

No passado dia 27, publicou uma selfie com Ricardo Quaresma a realçar o talento do jogador do FC Porto e a sua decepção de não o ver jogar no Mundial.

Outra das estrelas futebolísticas que figuram no rol de fotografias é Jorge Jesus. A socialite não perdeu a oportunidade de tirar uma selfie quando se cruzou com o treinador do Benfica na exposição de Paula Rego no dia 22: "Sendo eu benfiquista e nunca me tinha cruzado com ele, tirei uma fotografia e ele achou graça".

Mas a socialite refere que não publica fotografias para se autopromover, mas sim para partilhar com aqueles que "gostam" de si coisas que acha "boas".

"Tento passar uma mensagem positiva e de esperança com as fotografias e mostrar que, apesar da minha idade, não me acomodo”, disse ao SOL.

Fotografias de momentos familiares também são publicadas na rede social, em especial com a filha Rita e com os seus netos: “Não publico muitas fotografias com a minha família porque alguns elementos não gostam mas partilho fotos com aqueles que não se importam de aparecer”. 

E se há algo que a assídua presença de Lili Caneças no Instagram veio mostrar é que as redes sociais não são apenas para os mais jovens: “Quando era mais nova, convivia com pessoas mais velhas e agora convivo com os mais novos. Vivemos num mundo em mudança e é preciso acompanhar estas mudanças. Os mais velhos têm de aderir ao progresso e se eu, que não tinha vocação para as novas tecnologias consegui, todos conseguem.”

rita.porto@sol.pt