Algarve com risco elevado de incêndio

Seis concelhos algarvios apresentam hoje risco elevado de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Algarve com risco elevado de incêndio

O IPMA colocou hoje sob risco elevado de incêndio os concelhos de Monchique, Silves, Loulé, Faro, Olhão e Alcoutim.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou no quinta-feira 11 incêndios, os quais foram combatidos por 156 operacionais com o apoio de 47 veículos.

O IPMA prevê para hoje no céu pouco nublado, apresentando-se em geral muito nublado até meio da manhã, com ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro. Durante a tarde, estão previstos períodos de muita nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no interior Norte.

O vento tende a soprar fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente moderado a forte litoral oeste e nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima

Em Faro são esperados 27 graus Celsius de máximo, enquanto em Beja se prevê 26, 25 para Évora e Castelo Branco, 23 para Portalegre e Braga, 22 em Lisboa, Vila Real, Viseu e Bragança, no Porto, Leiria e Viana do Castelo são esperados 20 graus.

Lusa/SOL