Um híbrido de 800 gramas

A terceira versão do dispositivo híbrido da Microsoft ganhou a designação de Surface Pro 3, e tem como objectivo primordial a substituição dos portáteis. 

Surge assim o Surface 3, um dispositivo que se situa num campo diferente, com aspecto de tablet, que se transforma em portátil (graças ao teclado amovível), mas que apresenta configurações e desempenho de um Ultrabook. 

E o que sobressai é um dispositivo renovado, maior (cresceu de 10,6'' para 12'') com uma nova resolução de 2160×1440 de ecrã, uma espessura de apenas 9,1mm e menos peso, que surpreendentemente baixou para 800 gramas. 

Uma das críticas feitas aos anteriores modelos era a comodidade, aqui revista e com um novo kickstand, permitindo um ângulo de 150 graus. 

Também o desempenho não poderia deixar de ser revisto, e aqui a marca dotou-o de várias possibilidades, cabendo ao utilizador optar entre um I3, I5 ou até um I7. 

Para findar as novidades a Surface Pro 3 apresentou uma nova caneta  N-Trig, em detrimento da Wacom, e uma nova versão do teclado amovível, que mantêm o suporte magnético mas viu melhorada a sensibilidade e consequente facilidade de utilização.

oscar.rocha@sol.pt