Militantes socialistas escolhem líder em Espanha

Enquanto em Portugal se discute se o partido vencedor das últimas eleições avança ou não para uma directas, em Espanha a decisão está tomada: o próximo secretário-geral vai ser eleito por todos os militantes.

Militantes socialistas escolhem líder em Espanha

Após vários dias de consultas e discussões na praça pública, o líder cessante do PSOE, Alfredo Pérez Rubalcaba, anunciou que o congresso extraordinário do partido, de 18 a 20 de Julho, será antecedido de uma consulta aberta a todos os militantes (cerca de 200 mil) para escolher o líder.

Esta foi a fórmula encontrada para os estatutos do partido serem cumpridos, pois a escolha formal cabe aos mil delegados ao congresso. Ou seja, a consulta não tem carácter vinculativo, mas pelo que os líderes socialistas das várias comunidades autónomas têm dito em público, há uma aparente unanimidade quanto ao método de eleição.

Há duas candidaturas confirmadas: a do líder socialista no Congresso, Eduardo Madina, e a do deputado Pedro Sánchez. As dúvidas estão no feminino: a ex-ministra Carme Chácon e a presidente da Junta da Andaluzia Susana Díaz, que goza de grande popularidade.

cesar.avo@sol.pt