Politica

Duarte Cordeiro diz que primárias abertas de Seguro são um 'inventanço'

O vereador da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, e um dos apoiantes de primeira hora de António Costa afirma que as primárias abertas anunciadas por António José Seguro são um “inventanço”.


Duarte Cordeiro acusa, em declarações ao SOL, o líder do PS de estar a fazer um “bloqueio administrativo”. “Não me parece a forma mais democrática de lidar com as propostas dos outros”, frisa.  

E refere que esta solução apresentada por Seguro é “incoerente”: “Para quem falou que os estatutos são a Constituição, esta solução das primárias abertas é incoerente. Não está prevista nos estatutos e por isso tem que haver Congresso”. 

Além disso, segundo Duarte Cordeiro, Seguro é também “incoerente” porque, em 2011, na corrida para a liderança do PS contra Francisco Assis, se afirmou contra a realização de directas.

Quanto à convocação de um Congresso extraordinário, que Seguro acabou por afastar na sua intervenção na Comissão Nacional, Duarte Cordeiro é peremptório: “Seguro vai perceber mais tarde ou mais cedo que vai ter que marcar o Congresso”.

sonia.cerdeira@sol.pt