Duarte Cordeiro diz que primárias abertas de Seguro são um ‘inventanço’

O vereador da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, e um dos apoiantes de primeira hora de António Costa afirma que as primárias abertas anunciadas por António José Seguro são um “inventanço”.

Duarte Cordeiro diz que primárias abertas de Seguro são um ‘inventanço’

Duarte Cordeiro acusa, em declarações ao SOL, o líder do PS de estar a fazer um “bloqueio administrativo”. “Não me parece a forma mais democrática de lidar com as propostas dos outros”, frisa.  

E refere que esta solução apresentada por Seguro é “incoerente”: “Para quem falou que os estatutos são a Constituição, esta solução das primárias abertas é incoerente. Não está prevista nos estatutos e por isso tem que haver Congresso”. 

Além disso, segundo Duarte Cordeiro, Seguro é também “incoerente” porque, em 2011, na corrida para a liderança do PS contra Francisco Assis, se afirmou contra a realização de directas.

Quanto à convocação de um Congresso extraordinário, que Seguro acabou por afastar na sua intervenção na Comissão Nacional, Duarte Cordeiro é peremptório: “Seguro vai perceber mais tarde ou mais cedo que vai ter que marcar o Congresso”.

sonia.cerdeira@sol.pt