Dicas para lidar com as birras do seu filho

Todos os pais já passaram por situações embaraçosas no supermercado, no shopping, na praia, no parque, onde quer que seja: Quando seu filho decide fazer uma birra daquelas, não há quem não o oiça ou a ‘espernear-se’.

Muitas mulheres  e homens não sabem como lidar com este tipo de comportamento e acabam por ficar ainda mais nervosas do que os próprios filhos. A primeira coisa que fazem é olhar à volta e, assim que reparam que estão a ser observados pelos clientes da loja ou pelos banhistas que têm as toalhas mesmo ao seu lado, fogem logo dali para fora.

O site Huffington Post preparou uma lista com quatro dicas para aprender a lidar com as birras do seu filho e, como hoje é o Dia da Criança, o SOL decidiu partilhá-la com os seus leitores.

1.    Falar: No meio da choradeira, mantenha a calma e encoraje o seu filho a falar e a explicar o que se passa. Se começar a gritar e a ralhar com ele, só vai ajudar a que a coisa piore… 

2.    Soluções: Pergunte-lhe se ele sabe como resolver a situação. O mais provável é que ele diga que não e é nessa altura que apresenta a sua solução para o problema. Caso a resolução arranjada pelo seu filho passe por fazer algo que não lhe é permitido, arranje um bocadinho de tempo (e de paciência) para mostrar o lado negativo dessa solução.

3.    Sair de cena: Muitas vezes o melhor é afastarmo-nos por uns segundos. Quando estiver pronto para falar, ele próprio virá ter consigo. Se estiver num espaço público, tente pelo menos distanciar-se da situação e prosseguir o que estava a fazer.

4.    Mimos: Parece  algo completamente descabido numa discussão sobre birras, mas a verdade  é que o melhor que há a fazer é, depois de ele mostrar que quer falar consigo, deixá-lo explicar o que o incomoda, dar-lhe colo, explicar-lhe o que a incomoda a si e como vão lidar daí em diante com uma situação semelhante. Para acabar em grande, termine a conversa com beijinhos e  uma boa dose de cócegas, todas as crianças gostam deste miminhos.

joana.alves@sol.pt