Juan Carlos abdica do trono

O rei de Espanha Juan Carlos abdicou esta segunda-feira do trono, avança o El País. O monarca deverá falar publicamente sobre esta decisão dentro de algumas horas.

“Sua majestade o rei Dom Juan Carlos acaba de comunicar a decisão de abdicar”, informou o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy esta manhã.

"Sua majestade, o rei, acaba de comunicar-me a sua vontade de renunciar ao trono e abrir o processo sucessório. Os motivos que levaram o rei a tomar esta decisão é algo que sua majestade quer comunicar pessoalmente a todos os espanhóis ainda hoje de manhã", acrescentou o primeiro-ministro espanhol.

O chefe de Governo anunciou a realização, na terça-feira, de um Conselho de Ministros extraordinário para cumprir os trâmites da Constituição. Rajoy disse ainda que espera que em breve as Cortes possam proceder à proclamação de Felipe de Borbon como rei de Espanha.

"Foi o melhor porta-voz e a melhor imagem do reino de Espanha por todos os cantos do mundo e um defensor incansável em defesa dos nossos interesses. Renuncia ao trono uma figura histórica, tão estreitamente vinculada à democracia espanhola que não se pode entender uma sem a outra", afirmou Rajoy.

Juan Carlos é rei de Espanha desde Novembro de 1975. O monarca, que tem vindo a sofrer vários problemas de saúde ao longo dos últimos anos, estava já há algum tempo a ponderar ceder o trono a seu filho Felipe.

SOL