Empresa de Famalicão líder mundial na produção de chávenas não deu pela crise

Uma empresa de Famalicão que nasceu há cerca de 30 anos com apenas três trabalhadores é hoje líder mundial da produção de chávenas de café, empregando perto de 200 pessoas, foi hoje divulgado.

A "Cup & Saucer" foi hoje visitada pelo presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, no âmbito do roteiro que o autarca desenhou para divulgar os exemplos de empreendedorismo e de arrojo empresarial no concelho.

Mariana Mesquita, da administração da empresa, disse à Lusa que a fábrica tem passado "de alguma forma ao lado da crise", apontando como exemplo o volume de negócios, que em 2013 foi de 11 milhões de euros e que este ano deverá ascender aos 13 milhões.

"O segredo poderá estar na especialização, já que nós fazemos apenas chávenas de café para torre factores de café", acentuou.

Outro exemplo do contra ciclo com a crise está na contratação, nos últimos dois anos, de perto de 60 trabalhadores.

Com uma capacidade de produção de 2 milhões de peças por mês, a Cup & Saucer exporta 85% do que produz, sendo os principais destinos a Espanha, França, Alemanha, Bélgica e Itália. 

No entanto, marca presença em mais de 35 países dos cinco continentes.

Tem um portfólio quase 300 modelos.

"Esta grande diversidade também é um dos nossos principais trunfos", referiu Mariana Mesquita.

Em 2010, a Cup&Saucer ampliou e diversificou o seu negócio com a aquisição da "Spal Porcelanas", uma empresa de Alcobaça a operar no mercado há mais de 45 anos com a produção de porcelana para uso doméstico e hotelaria. 

No total, entre Famalicão e Alcobaça, o grupo emprega cerca de 700 trabalhadores.

Lusa/SOL