Explosão em edifício em Chelas provoca ferimentos em idosa

Uma explosão no Arquivo Geral do Exército, na Estrada de Chelas, em Lisboa, provocou hoje à tarde ferimentos numa mulher, que sofreu que sofreu queimaduras nas pernas, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros do Beato, Mário Ribeiro.

Explosão em edifício em Chelas provoca ferimentos em idosa

Segundo o porta-voz do Exército, Jorge Pedro, o incidente ocorreu no edifício contíguo ao Arquivo Geral da instituição, resumindo-se os estragos nas instalações militares a vidros partidos.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica indicou que a mulher tem 90 anos e sofreu queimaduras em 68% do corpo, tendo sido levada para o Hospital de São José.

Mário Ribeiro afirmou que o edifício onde aconteceu a explosão, seguida de incêndio, é um lar desactivado e que os destroços atingiram edifícios próximos.

O incêndio estava ainda activo cerca das 18h00 e a Estrada de Chelas está cortada nos dois sentidos.

Fonte policial disse à Lusa que a explosão, que ocorreu cerca das 17h00, terá tido origem numa fuga de gás.

Para o local foram mobilizados, de acordo com Mário Ribeiro, seis veículos dos Bombeiros do Beato, quatro veículos dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, um autotanque dos Bombeiros Voluntários Lisboa e duas viaturas do INEM.

O edifício tem quatro andares, incluindo rés-do-chão, e tinha ainda águas-furtadas, que ficaram destruídas, disse um elemento dos bombeiros envolvido nas operações.

Na Estrada de Chelas, onde há muitos destroços, está também uma viatura da Galp.

O presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, que foi entretanto para o local, contou que a explosão se ouviu em toda a freguesia.

A explosão foi de tal modo intensa que moradores do bairro das Olaias, próximo do local da explosão, sentiram o “prédio a abanar”. “Só se vêem bombeiros e ambulâncias a passar em direcção a Chelas”, relatou uma moradora do bairro ao SOL.

Lusa/SOL