Vida

Tem personalidade de milionário?

As listas dos mais ricos do Mundo, ou da Europa, ou de Portugal, já entraram na rotina. Mas o que dá mais apetência a determinadas pessoas para ‘fazerem’ dinheiro, ao contrário do comum mortal que luta todos os meses para equilibrar as contas?

A CNNMoney decidiu investigar e pediu a vários gestores de fortunas que descrevessem os traços comuns de clientes com um património avaliado em mais de 5 milhões de dólares.

O perfil psicológico a que chegaram foi: empreendedor, muito trabalhador, energético, extremamente confiante, perspicaz, modesto e disposto a correr riscos, desde que calculados. 

Alguns exemplos práticos destas características:

- Há muitos médicos ou advogados na lista dos milionários, mas quem são os mais ricos entre estes? Quem fez a passou de profissional  a empresário.

- Trabalhar entre 60 a 80 horas por semana, na sua maioria. E, em férias, misturar descanso e trabalho.

- Não precisar de dormir muito e encarar os problemas de forma optimista. “Quando se deparam com uma oportunidade, estas pessoas têm uma capacidade incrível para focar nela os seus esforços e energia”, relata uma responsável pela gestora de capitais Ascent Private Capital Management.

- “Uma grandiosidade saudável e expansiva”, descreve um psicólogo de uma consultora, a Psychology of Money. A CNNMoney ‘traduz’: o sentimento destes milionários é ‘eu consigo fazer qualquer coisa’. O lado mau da sua personalidade é que “têm uma necessidade excessiva de admiração” e a empatia não é sentimento que tenham em excesso.

- Têm suficiente espírito crítico para perceber que não são peritos em tudo, mas a perspicácia suficiente para se rodearem de pessoas que colmatam as suas falhas. Um especialista da gestora de fortunas Flynn Zito Capital Management explica que os empresários que têm melhores resultados são os que se aliam a outros para expandir os seus negócios.

- Tal como Bill Gates, um dos homens mais ricos do Mundo, vivem de forma simples, afastados do luxo glamoroso mais típico das vedetas da música ou de Hollywood. No entanto, esta premissa é mais válida para milionários do que para milionárias.

- Correm riscos, mas não de uma forma impulsiva. Preferem investir a longo prazo, não descuram negócios que estão a correr bem e têm o cuidado de não pôr ‘os ovos todos no mesmo cesto’. 

Quem se identificar com estas características já sabe: o início do caminho para a riqueza está desbravado.