Governo português dá conselhos de segurança a adeptos

O Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda aos adeptos portugueses que vão assistir a jogos do Mundial de futebol no Brasil que evitem viajar de noite ou oferecer resistência em caso de assalto, num guia publicado na página oficial.

Governo português dá conselhos de segurança a adeptos

O "guia do adepto", disponível na página da internet da secretaria de Estado das Comunidades (www.secomunidades.pt), faz várias recomendações aos portugueses que se preparam para viajar para o Brasil e deixa contactos úteis em caso de necessidade e emergência.

"Em caso de assalto, NUNCA ofereça resistência nem efectue movimentos bruscos ou fora da visão do(s) assaltante(s)", aconselha o ministério, que sugere ainda que os portugueses devem evitar levantar dinheiro sozinhos e não devem também viajar de noite e andar a pé isolados. 

Se conduzirem, os adeptos devem manter sempre as portas e janelas trancadas e o carro pronto a seguir marcha e não devem reagir a "indicações de outros condutores ou transeuntes de que algo de errado se passa com a viatura", sendo preferível verificar a situação numa estação de serviço ou numa esquadra de polícia. 

"Respeite as forças de segurança e não participe em manifestações", pede ainda a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Os viajantes devem assegurar que têm o passaporte com validade mínima de seis meses e fazer-se sempre acompanhar do documento original.

Nos dias dos jogos, haverá nas imediações dos estádios onde joga a selecção nacional uma equipa móvel de apoio e protecção consular portuguesa, "que poderá prestar auxílio em caso de necessidade", existindo ainda elementos da PSP de Portugal, dentro e fora do recinto.

Se for necessário, as secções consulares das embaixadas e os consulados portugueses podem prestar apoio aos viajantes, nomeadamente na emissão de documento de viagem provisório e facilitação do contacto com unidades hospitalares, em situação de acidente ou doença e com advogados e polícia, em caso de detenção.

"A protecção consular não poderá, no entanto, libertá-lo da prisão ou efectuar por si o pagamento de contas de hotel, médico, advogados, viagens ou outras", alerta o ministério.

Os portugueses são ainda aconselhados a informar-se sobre as vacinas recomendadas (febre amarela) e a profilaxia da malária, devendo consultar-se com o seu médico ou na consulta do viajante.

O Governo sugere ainda o envio de um 'e-mail' para o gabinete de emergência consular do ministério dos Negócios Estrangeiros (gab.emergencia@mne.pt), onde os adeptos poderão fornecer detalhes da viagem e, entre outros dados, indicar o nome de um familiar ou amigo a ser contactado em situação de emergência.

O Campeonato do Mundo de futebol disputa-se no Brasil entre 12 de Junho e 13 de Julho.

Lusa/SOL