Skates que viram talheres

O que fazer a uma velha skateboard? Foi a resposta a esta pergunta que motivou o jovem italiano Marino Cardelli a desenvolver o projecto Trick, no qual transformou as tábuas em talheres.

Marino Cardelli é um apaixonado por desporto. Além de praticar surf e skate, começou a esquiar aos sete anos tendo mesmo participado, em 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim e, em 2010, na edição de Vancouver. Visitou Portugal pela primeira vez ainda criança e voltou anos mais tarde numa surftrip. Durante os estudos universitários, regressou a Lisboa para um intercâmbio ao abrigo do programa Erasmus e, em 2012, voltou para frequentar o mestrado no IADE – Creative University, no âmbito do qual criou este projecto Trick, que lhe valeu uma nota de 19 valores.

Foi ao realizar um estudo sobre inovação, ecologia e reutilização de materiais que, habitualmente, são deitados fora, que Marino Cardelli chegou à conclusão de que é possível transformar a madeira das skateboards em facas, colheres e garfos ergonómicos, que se ‘encaixam’ entre si, através de um sistema de ímanes.

A leveza da madeira utilizada no cabo dos talheres, o seu design ergonómico que facilita o transporte e os ímanes que permitem que o conjunto das três peças se encaixe entre si, torna estes Trick ideais para levar em viagem ou num piquenique.

raquel.carrilho@sol.pt