O que é o Dia D?

Muitos já ouviram falar no Dia D e usam-no como expressão no dia-a-dia. Mas será que sabem realmente o que é, quando se assinala e a sua importância?

A verdade é que até aqueles que são um bocadinho mais velhos têm alguma dificuldade em dar uma definição: “Se for o correspondente ao Jour J, que eu conheço em francês, quer dizer que é 'O Dia', um dia que seja importante para nós, quando temos uma coisa importante para fazer”, disse-nos uma estudante universitária de 24 anos. 

Já Maria José, uma dona de casa com 53 anos, julgava que o Dia D estava relacionado com “o fim da Guerra Fria”. A jovem alemã Gabi, de 18 anos, confessou que só sabia o que era porque já tinha visto de manhã uma notícia sobre os 70 anos da data. Já Anabela, uma estudante de 19 anos, pensava que o Dia D era “um programa da televisão portuguesa”.

A verdade é que muitos admitem nunca terem ouvido falar no Dia D. Mas a primeira resposta certa dada ao SOL foi surpreendente. Pelos vistos, os conhecimentos não vêm apenas das aulas de História, mas também dos videojogos. “É o dia do desembarque na Normandia. Qualquer miúdo que Medal of Honor sabe essa”, explicou um universitário de 25 anos.

De facto, o Dia D refere-se a 6 de Junho de 1944, data em que ocorreram os desembarques na Normandia por parte dos Aliados, e que marcou o início da fase final da Segunda Guerra Mundial.

As operações tiveram duas fases: Um assalto aéreo perpetrado por britânicos, norte-americanos, canadianos e franceses, que ocorreu pouco depois da meia-noite, e um desembarque anfíbio na costa de França, por volta das 6h30, considerada a maior invasão anfíbia de sempre, com o desembarque de mais de 160 mil soldados nas praias da Normandia.

Mas porque é que este Dia D é tão importante? “Porque simboliza o princípio de um ataque militar e o início da Segunda Guerra Mundial”, disse-nos uma jovem de 15 anos.

Tal como esta aluna, várias pessoas nos deram respostas erradas, referindo o início da Segunda Guerra Mundial. A verdade é que este acontecimento representa exactamente o oposto: Estas operações militares marcaram o início da Batalha da Normandia e o princípio do fim da ocupação continental nazi e do regime de Adolf Hitler. 

Com esta batalha, que terminou a 25 de Agosto de 1944 com a libertação de Paris, a resistência francesa e os Aliados colocaram termo à ocupação nazi de França, que durava desde 1940. As forças aliadas prosseguiram depois para Leste, libertando outras nações ocupadas e invadindo a Alemanha, enquanto os soviéticos atacaram e tomaram Berlim pelo Oriente. Assim, o desembarque na Normandia é visto como um dos acontecimentos mais importantes do século XX, e um dos episódios mais determinantes para a queda de Hitler e da Alemanha Nazi.

joana.alves@sol.pt