Zorrinho propõe ‘gémeo’ para Tratado Orçamental ‘coxo’

O ex-líder parlamentar do PS e recém-eleito eurodeputado lança hoje o seu livro ‘Portugal sem Medo’ (Chiado Editora), no auditório da Feira do Livro de Lisboa, pelas 19 horas. A apresentação da obra estará a cargo de Maria João Rodrigues, também eleita eurodeputada pelo PS nas eleições de 25 de Maio, que assina o prefácio. 

No livro, Zorrinho destaca os desafios que se colocam para uma visão europeia para além do Tratado Orçamental. O documento que limita aos países subscritores o endividamento público é considerado “coxo” pelo socialista, na medida em que “devia ter sido acompanhado de um Tratado gémeo para o Crescimento e Emprego, que pusesse a economia a gera receitas e a diminuir despesas que são provocadas pelo desemprego e pela pobreza”. 

Carlos Zorrinho defende ainda que o “prosseguimento da Estratégia Europa 2020 associada ao novo pacote de financiamentos para a competitividade e a coesão e ao programa Horizonte 2020, poderão constituir não um pilar, mas pelo menos um apoio para tornar menos provável o descalabro do projecto da União Económica e Monetária e em particular dos seus elos mais fracos”, como os países mais “asfixiados” pelo choque assimétrico da moeda forte.  

Ao longo de 130 páginas, o socialista lança “um repto contra o desânimo que tomou conta da sociedade portuguesa e que teve um forte reflexo no baixo nível de participação nas eleições para o Parlamento Europeu realizadas dia 25 de Maio”, segundo escreveu no seu blogue pessoal, ‘Fazer Acontecer’.