Pedras nos rins aumentam no Verão

O número de pedras nos rins “tende a aumentar em cerca de 20%” durante os meses de Verão, alerta a Sociedade Portuguesa de Nefrologia. Para os prevenir, é fundamental beber muita água.

Um dos ‘culpados’ por este aumento dos cálculos renais – o termo médico – é o calor, que faz com que o corpo perca líquidos com mais facilidade, fundamentalmente através da transpiração. Com menos hidratação, a “quantidade de água filtrada pelos rins é menor, levando a uma maior concentração de sais minerais na urina”. E são esses sais minerais que formam as dolorosas pedras.

“Qualquer pessoa pode ter uma crise provocada por cálculos renais, mas há indivíduos que têm maior predisposição genética para o problema e, por isso, devem ter cuidados redobrados”, explica do presidente da Sociedade de Nefrologia, que se dedica às doenças dos rins, Fernando Nolasco.

As quatro regras da Sociedade Portuguesa de Nefrologia para as prevenir:

– Ingerir 2 litros de água, assim como sumos naturais de citrinos, que não devem substituir a água, mas são uma boa fonte de hidratação e contribuem para o bom funcionamento renal;

– ter horários regulares para as refeições;

– moderar o consumo de alimentos ricos em proteína. Carnes vermelhas e marisco devem ser consumidos com parcimónia, assim como alimentos com excesso de sal;

– praticar exercício físico, que também ajuda a manter o bom funcionamento renal.