PT e UBI criam centro de investigação na Covilhã

Depois de ter investido cerca de 90 milhões de euros na abertura de um data center na Covilhã, em Setembro do ano passado, a operadora assinou hoje uma parceira com a Universidade da Beira Interior (UBI) para a criação de um centro de investigação e competências nas áreas de cloud computing e saúde.

Este projecto consiste na criação de "núcleos de especialização denominados Labs, dentro dos quais serão desenvolvidos projectos de investigação e desenvolvimento, criação de capital intelectual e desenvolvimento de competências profissionais nestas áreas", explica a Portugal Telecom (PT) em comunicado. 

Numa primeira fase, serão constituídos quatro laboratórios que incidirão nas áreas de Cloud Computing, Tecnologia Aplicada à Saúde, Percursos e Certificações Profissionais na Cloud e Software Testing & Validation. 

Mas os objectivos da operadora são que no futuro incluam outros domínios, "integrando diversas componentes e competências". 

Segundo o mesmo documento, esta parceira irá contribuir ainda para o desenvolvimento económico da região, "podendo atrair a instalação de novas empresas e consequentemente a criação de postos de trabalho qualificado", detalha a PT.

sara.ribeiro@sol.pt