Níveis extremos de exposição ultravioleta deixam Portugal em alerta

Quase todo o país apresenta hoje risco extremo e muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje as regiões do Funchal e Porto Santo com níveis extremos de radiação UV, aconselhando a população a evitar o mais possível a exposição ao sol.

As regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Angra do Heroísmo apresentam hoje níveis muito altos de exposição à radiação UV.

Nestas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar e a evitar a exposição das crianças ao sol, lembrando que a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste em especial durante a tarde e a sul do Cabo Carvoeiro e subida da temperatura máxima.

Na Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado de nordeste nas zonas montanhosas.

O IPMA prevê para os Açores céu muito nublado, com boas abertas a partir do fim da manhã, períodos de chuva durante a madrugada que poderá ser forte, passando a aguaceiros fracos e vento sudoeste muito fresco com rajadas até 60 quilómetros/hora, tornando-se moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Bragança, Vila Real e em Braga 29 graus Celsius, Évora 34, Beja 32, Castelo Branco 31, Portalegre 30, Porto e Funchal 24, Guarda e Viana do Castelo 25, Viseu 27, Coimbra e Faro 28, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 22 e Santa Cruz das Flores 23.

Lusa/SOL