JK Rowling doa mais de 1 milhão de euros pelo ‘não’ à independência da Escócia

A autora dos livros Harry Potter doou 1 milhão de libras (cerca de 1,2 milhões de euros) à campanha que defende o ‘não’ à independência da Escócia, intitulada Better Together (melhor juntos). Segundo JK Rowling, que vive em Edimburgo há mais de 20 anos, a saída da Escócia do Reino Unido trará “sérios riscos” ao…

JK Rowling doa mais de 1 milhão de euros pelo ‘não’ à independência da Escócia

Num comunicado no seu site a explicar a sua decisão, a escritora milionária salienta não ser “fã do actual governo de Westminster”, liderado pelo conservador David Cameron, mas receia que a independência da Escócia crie dificuldades financeiras ao país. “Minhas dúvidas em aceitar a independência não estão relacionadas com uma falta de convicção em relação ao extraordinário povo da Escócia ou as suas conquistas. A simples realidade é que a Escócia está submissa às mesmas pressões do século XXI que o resto do mundo. Deve competir nos mesmos mercados globalizados, defender-se das mesmas ameaças e navegar no que ainda parece uma frágil recuperação económica”.

JK Rowling apoia publicamente o Partido Trabalhista (PT) e a sua contribuição à campanha Better Together, liderada pelo amigo Alistair Darling, antigo chanceler do PT, foi o maior donativo de uma personalidade singular à campanha. O referendo para decidir se a Escócia deve tornar-se um Estado independente ou continuar a ser parte do Reino Unido acontece no próximo dia 18 de Setembro.