Merkel satisfeita com negociações de adesão da Sérvia à UE

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se hoje satisfeita pelo início das negociações com a Sérvia relativas à adesão do país balcânico à União Europeia (UE).

Merkel satisfeita com negociações de adesão da Sérvia à UE

Na conferência de imprensa que se seguiu a uma reunião com o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, em que foram abordadas principalmente as relações bilaterais entre os dois países e o processo de integração da Sérvia na UE, Merkel destacou os progressos de Belgrado.

A chanceler salientou a "agenda de reformas" económicas, os esforços em matérias de segurança e os "passos significativos" da Sérvia para normalizar as relações com o Kosovo, região cuja independência não é reconhecida por Belgrado.

Já Vucic comprometeu-se a fazer a sua parte, a estreitar as relações económicas e políticas com a Europa, a servir como "âncora de estabilidade" nos Balcãs, e a ser "sempre" um "sócio fiável" para Berlim.

"Queremos ser parte da Europa, queremos fazer parte do mundo desenvolvido", afirmou o primeiro-ministro sérvio.

A Sérvia abriu oficialmente as negociações para a adesão à UE em Janeiro, e está previsto que se abra brevemente o primeiro capítulo das conversações relativas aos critérios de adesão. 

Lusa/SOL