Manifestação em Braga contra a ‘corrida do porco preto’

O movimento popular contra a ‘corrida do porco preto’, que se pretende retomar nas Festas do S. João em Braga, a 20 de Junho, manifestou-se esta manhã à porta da Câmara Municipal. Jovens usando máscaras de porcos exibiam uma faixa em que se dizia: “No século XXI tortura não é cultura”. 

A “corrida do porco preto”, que é uma das novidades deste ano das festas do S. João já não se realiza em Braga desde 1906, consistindo numa largada do animal na Colina da Cividade, numa extensão de cerca de 500 metros, após o que dois grupos de alunos da Universidade do Minho estarão à sua espera, numa espécie de bifurcação. «O animal é um porco selvagem proveniente de uma propriedade agrícola do concelho de Vila Verde, estando acostumado a circular livremente e que estará no seu habitat até perto da hora do desfile e ao qual regressará logo após», segundo refere a comissão das festividades sanjoaninas de Braga.

Para o Movimento Voz do Animal, que encabeçou a manifestação desta manhã, o evento é “uma aberração”. O seu porta-voz, Rui Barbosa, disse que neste momento já tem mais de quatro mil assinaturas a petição lançada contra a ‘corrida do porco preto’, que vai ser entregue ao presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.
“Até o jornal diário de Braga que patrocina as festas colocou uma sondagem online, segundo a qual 86% das pessoas estão contra esta designada ‘corrida do porco preto’, o que é demonstrativo que a maioria das pessoas não está disponível para este tipo de eventos”, disse Rui Barbosa.

O grupo “apela a todos os cidadãos bracarenses que se sentem envergonhados e ofendidos pela inclusão deste evento nas festas de S. João que compareçam e mostrem o seu repúdio pela decisão camarária”, no próximo dia 20 de Junho.