The Libertines no Optimus Alive

A banda de Pete Doherty actua no Passeio Marítimo de Algés no terceiro dia do festival, a 12 de Julho. Os Libertines anunciaram o regresso aos palcos este ano e, para já, têm três datas agendadas: o British Summer Time, em Londres, o Festival Benicassim, em Espanha, e o Optimus Alive.    

“Up The Bracket” , de 2002, e “The Libertines” , de 2004, são os dois álbuns assinados pela formação londrina, que se separou há dez anos quando saiu o segundo longa-duração. Em 2010, os Libertines regressaram para alguns concertos e neste Verão de 2014 voltam a fazer-se à estrada.

Em Portugal, a banda actuou em Lisboa em 2004, no Paradise Garage. Pete Doherty voltou ao nosso país alguns anos depois, em 2007, para actuar com os Babyshambles (grupo que criou depois dos Libertines) em Paredes de Coura e, em 2009, apresentou-se a solo na Queima das Fitas do Porto.
 
Com um percurso marcado pelo constante consumo de drogas duras, a relação de Pete Doherty, 35 anos, com os outros membros da banda, especialmente Carl Barât, nunca foi pacífica. Em entrevista recente ao Daily Star, Dohertty disse que o uso abusivo de substâncias arruinou a sua vida.
 
«Gostaria de me livrar das malditas drogas», comentou, admitindo que o vício «é uma merda e mata toda a criatividade. Mas é difícil parar». «Não acredito em arrependimentos – porque isso não leva a nada –, mas claro que há coisas que gostaria de mudar. Gostaria de ter uma relação melhor com a minha família. Causei muita desgraça», continuou, aquele que também é conhecido como o ex-namorado de Kate Moss.  
 
Segundo o diário, o músico britânico está actualmente a viver na Alemanha, onde prepara o seu próximo disco a solo. Enquanto esse trabalho não chega, Doherty vai matar saudades dos palcos durante o Verão, nas três datas já referidas.
 
SOL